0

Notìcias do Movimento Espírita 04/05/2013‏


José Reis Chavees
Belo Horizonte, MG

     Instrução e educação são duas palavras dadas como sinônimas pelos dicionários, mas não é bem assim. Toda educação é instrução, mas nem toda instrução é educação. Instrução é dar conhecimento de matemática, de português,  química,  religião etc. A educação está mais ligada à moral, ao bom comportamento, a atitudes de respeito, ao bom senso e também à própria religião etc. Para Huberto Rohden, o Ministério da Educação chamar-se Ministério da Instrução.
       A fé da educação é aquela de berço, que pode ser ensinada também pelos professores, principalmente pelos exemplos. Se a escola for católica, os alunos são geralmente católicos. Se for espírita, eles são geralmente espíritas, o que vale também para as outras religiões.
        Mas a religião oriunda da educação nem sempre será igual àquela oriunda da instrução buscada e estudada pelo indivíduo. Essa religião que ele descobre, pelo seu estudo e pesquisas, torna-se a sua religião preferida e estável, pois é baseada no seu estudo, na lógica e no bom senso, deixando para trás a sua religião de berço adquirida pela educação e não pelo seu próprio estudo. Uma parte dessas pessoas costuma tornar-se sem religião, mantendo apenas algumas tradições daquela de berço. É o que, acontece muito no mundo de pós-modernidade, com os católicos, principalmente, com os intelectuais, pois eles têm dificuldades em aceitar alguns dogmas. O problema da Igreja é, pois, de fé.
      Pela Bíblia, “a fé é a certeza das coisas que são esperadas, a convicção de fatos que se não veem.” (Hebreus 11: 1).  Fé, pois, no futuro, ou seja, na vida do espírito imortal que não morre quando o corpo morre, mas apenas deixa o corpo. Não é, portanto a fé em qualquer doutrina “bolada” pelos teólogos e que são a causa do declínio, confusão e divisão do cristianismo.
     O apóstolo Paulo ensina que convém reduzir a cativeiro todo o entendimento, para que obedeça a Cristo, mostrando que a fé é um ato da inteligência, do entendimento, e não da vontade. (2 Coríntios 10: 5). Mas Jesus diz que o ato de fé tem mérito, pois quem crê será salvo. (Marcos 16: 16). Para Jesus, pois, a fé é um ato livre da vontade. Ficamos com Jesus. E como o sentido de “crer”, de acordo com a sua etimologia greco-latina equivale a “ter fé” e “ter fidelidade” (“pistis” do grego e fides do latim), a tradução mais racional deveria ser: “Quem tem fidelidade a Jesus, será salvo”, pois acreditar em Jesus, até os maus demônios acreditam, só não Lhe sendo fiéis. 
       Como ficou esclarecido, a fé da instrução, do estudo ou raciocinada, que é a fé espírita, sobrepuja a fé da educação, de berço, que, às vezes, é cega e inútil, pois não torna melhor o indivíduo. Parte dos adeptos do cristianismo está tendo uma fé cega e estéril, ou seja, a da educação e não a fé raciocinada da instrução, fértil e útil, pois nos leva a sermos melhores, mais realmente cristãos!

A Associação Espirita Estrela da Caridade tem a alegria de convidar para Palestra a ser realizada no dia 80 de maio,  próxima quarta-feira.:


DATA : 08 DE MAIO DE 2013 - QUARTA-FEIRA

HORARIO : 19:30 HORAS

TEMA :  SE NÃO HOUVER VENTO ...   REME

PALESTRANTE : ROOSEVELT ANDOLPHATO TIAGO

Roosevelt é de Barra Bonita - SP, há 28 anos divulgando bons ensinamentos por todo o Brasil.
Escritor, editor e autor de sete obras literarias, cuja renda é revertida prol manutenção da ACEAK - Associação Cultural Espirita Allan Kardec, em Barra Bonita.

LOCAL: ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA ESTRELA DA CARIDADE
               RUA SOUZA BRITO, 233 - CENTRO
               ESPIRITO SANTO DO PINHAL - SP



Aguardamos a presença de todos abrilhantando ainda mais o evento.
Agradecemos o auxilio na divulgação da palestra.













0 comentários:

Postar um comentário

Back to Top