0

Notícias do Movimento Espírita - 03/07/2012‏


 Notícias do Movimento Espírita -  03/07/2012‏ 

                                                              


Em 30 de junho de 2002 desencarnava Chico Xavier.

Por aparente coincidência, foi num dia de grande júbilo para o povo brasileiro, que comemorava a conquista do pentacampeonato mundial de futebol.
Na realidade, cumpria-se o desejo do médium, expresso às pessoas de sua convivência.
Não queria que houvesse tristezas em seu velório.
Por isso, aproveitou as comemorações efusivas do penta e partiu para uma festa surpresa, no mundo espiritual, onde foi acolhido como o missionário vitorioso que cumpriu com sobras sua grandiosa missão.
            Se bem analisarmos, à luz da Doutrina Espírita, jamais deveria haver tristeza nas despedidas daqueles que retornam à Vida Espiritual quando vitoriosos, após cumprirem na Terra as tarefas que assumiram ao reencarnar, em existência honrada de dedicação ao Bem e à Verdade.
            Chico veio para encarnar o Consolador prometido por Jesus, alargando os horizontes do conhecimento humano quanto aos objetivos da Vida e seus desdobramentos na vida eterna.
            Sedimentou as verdades de que se fez intermediário, com um comportamento ilibado, que fez dele legítimo representante do Espiritismo.
            Sua opinião sobre a felicidade, o anseio maior do ser humano,  revela sua sintonia com o Cristo, a grande inspiração de sua vida:
           
            Dizem os amigos espirituais que a iniciação da verdadeira felicidade está em fazer os outros felizes.
 Ao doar alegria e paz, bom ânimo e segurança ao próximo, encontramos a fonte de energia que nos fará constantemente motivados para a sustentação da felicidade em nós mesmos.

            Tanto quanto no dia de sua morte, devem ser sempre marcadas por alegria e gratidão nossas homenagens a Chico Xavier pela disposição em enfrentar lutas, dificuldades, dores e sofrimentos ao longo de sua existência, para nos oferecer seu maravilhoso legado mediúnico.

                       Uma pergunta que devemos fazer todos os dias, dialogando com a própria consciência:
            Se desencarnássemos hoje, haveria júbilo em nós e tristeza naqueles que conosco convivem?
            Ao longo dos anos, agradeceriam as pessoas terem convivido conosco?
            Seriam os aniversários de nosso falecimento marcados por um misto de saudade, porque nos amaram, 
e de alegria, porque fomos vitoriosos em nossos compromissos, como Chico Xavier?


Seminário sobre “Paulo e Estevão” na Fazenda Modelo, 
em Pedro Leopoldo, MG

Os 10 anos da desencarnação de Chico Xavier e os 70 anos do lançamento de Paulo e Estêvãoforam assinalados pela IX Semana Chico Xavier, promovida pelo C.E Luiz Gonzaga, em Pedro Leopoldo. A abertura do evento, na noite do dia 30 de junho, ocorreu no Auditório Sinticomex, com atividade lítero-musical “Um amor, muitas vidas” e participação do presidente da União Espírita Mineira Marival Veloso de Matos. No dia 1º de julho desenvolveu-se o Seminário "Os trabalhadores espíritas e os primeiros cristãos, à luz da obra Paulo e Estêvão", na Fazenda Modelo – onde Chico Xavier psicografou o romance -, com atuação de Haroldo Dutra Dias, Wagner Gomes da Paixão, Flávio Rey de Carvalho, Célia Maria Rey de Carvalho e Antonio Cesar Perri de Carvalho, os dois últimos, respectivamente, diretora e vice-presidente no exercício da presidência da FEB. O auditório estava lotado com espíritas da cidade, de várias regiões de Minas Gerais, diversos Estados e de dois países. A mesa de abertura foi integrada pelos dirigentes da FEB e da UEM, já citados; Marta Xavier (nora de José Xavier) representando a família de Chico; Elsa Rossi, presidente do BUSS (Reino Unido); Norma Guimarães Hoppe, presidente do C.E. Allan Kardec (New York); Arnaldo Rocha (fundador do Grupo Espírita Meimei, juntamente com Chico Xavier) e Wagner Gomes da Paixão. No início o dirigente da FEB homenageou os integrantes da mesa e Célia Diniz, dirigente do C.E. Luiz Gonzaga, e, em especial o vulto Chico Xavier. Também estavam presentes a presidente da FERGS Elizabeth Barbieri e uma equipe da Federativa incluindo Adeilson Salles, autor do livro “Paulo Estêvão para jovens leitores” (Edição FEB/FERGS). Houve almoço e lanches de confraternização no local e visita à sala utilizada por Chico Xavier para a psicografia do romance septuagenário, o hoje chamado "Espaço Cultural Chico Xavier", da UFMG. Durante o evento foi apresentada a edição especial de Paulo e Estêvão, lançada no dia anterior na sede da FEB e ocorreram apresentações musicais por grupos de Uberaba e de Barbacena.









Registro. Revista Contigo entrevista
Divaldo Franco-Uma vida a serviço fé

A Revista Contigo, edição de 28 de junho de 2012, publicou em cinco páginas uma reportagem sobre Divaldo Pereira Franco com o título,
   UMA VIDA A SERVIÇO DA FÉ, confira nos anexos.
             Divaldo Franco, que em maio último completou 85 anos de idade, fundou juntamente com Nilson de Souza Pereira, há exatos 60 anos,   a Instituição Mansão do Caminho que atende, diariamente, mais de 3000 crianças da periferia de Salvador/BA. Divaldo
é pai adotivo de mais de 600 órfãos.
            A Mansão do Caminho tem por lema: ENTRE PARA APRENDER, SAIA PARA SERVIR.
                     Abraços,
                  Jorge Moehlecke



II Mês Espírita e XI Feira do Livro Espírita do CEFA
São José do Rio Preto, SP


Roteiro de palestras com Pedro Camilo
Estados de São Paulo e Minas Gerais


21/07 – SÁBADO, às 20hs: SÃO JOÃO DA BOA VISTA-SP – Sociedade de Estudos Espírita João Batista, Rua Oscar Jazon, nº 34-Centro, TEMA: “Mediunidade – Oportunidade de Transformação”, contato: Antonio Romão, email: antoniomromao@yahoo.com.br.
22/07 – DOMINGO, POÇOS DE CALDAS-MG, às 14:00 hs (SEMINÁRIO), tema: “Cuidados com a saúde da Mente”, e às 19hs (PALESTRA): Centro Espirita Uniao Fraternal Raul Cury, Rua Paraíba, 295-Centro, TEMA: “Escolhas erradas: traumas e reencontros”, contato: Sonira, email: giosa@superig.com.br.
23/07 – SEGUNDA, às 20hs: LINDÓIA-SP – Grupo de Estudos Espíritas Kardecista Amor e Luz , Avenida Rio do Peixe, nº 120-Casa A-Centro, tema: “Mediunidade: para entender e refletir”, contato: Marilda, fones: 19-38982131 / 92792744, email:marildabernardi@hotmail.com.
24/07 – TERÇA, às 19h30: ITAPIRA-SP – CASA ESPÍRITA NHÁ CHICA, Rua Teresa Lera Paoletti, 348-Jd.Bela Vista, TEMA: “Mediunidade e Obsessão – A Sintonia pelos Sentimentos”, contato: Otávio Cunha, fones: 19-38635682 / 92760247, email:otaviofranklin@gmail.com.
25/07 – QUARTA, às 19h30: MOGI MIRIM-SP – CENTRO ESPÍRITA FÉ E CARIDADE, Rua Ministro Cunha Canto, 550-Centro, TEMA: “Mediunidade e Obsessão – A Sintonia pelos Sentimentos”, CONTATO: Lúcia, fones: 19-38621833-38628855 / 92868929, email: cefec@hotmail.com.br.
26/07 – QUINTA, às 20hs: SOCORRO-SP – Grupo de Estudos Espírita Nosso Lar, Rua Antonio Leopoldino, 245-Centro, TEMA: “Escolhas erradas: traumas e reencontros”, contato: Lúcia, fone: 19-38953387 / 91201266 ou Mariângela, email: marizucato@gmail.com.
28/07 – SÁBADO: GUAXUPÉ-MG – 4º ENCONTRO CHICO XAVIER, contato: Ismael Batista da Silva, fone: 035-88225557, email: ismael-palestras@hotmail.com.

Pedro Camilo de Figueirêdo Neto, advogado e professor universitário. Escritor e expositor espírita, é trabalhador do Núcleo Espírita Teles de Menezes, de Salvador-BA. Já publicou os livros Yvonne Pereira: uma heroína silenciosa e Devassando a mediunidade, organizou a obra Pelos caminhos da mediunidade serena, pela mesma editora, e foi médium da obra Mente Aberta, pela Editora Sintonia, que contém reflexões do Espírito Bento José. Seu mais novo lançamento é Mediunidade: para entender e refletir, pela Editora Mente Aberta.





0 comentários:

Postar um comentário

Back to Top